Pages

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Submundo Muito Sujo!

A violência que estamos acompanhando nos jornais e telejornais, revistas e rodas de conversa é algo que cresce com a impunidade reinante na justiça brasileira.
Sou contra a pena de morte, mas sou à favor de penas mais severas em casos extremos, como o da criança arrastada no Rio de Janeiro, sem mencionar demais casos anteriores e posteriores.
Acho um absurdo pessoas honestas e trabalhadoras terem que bancar, com impostos, as vidas em presídios e delegacias de marginais que arrasaram com suas vidas. Há muito trabalho no Brasil que deveria ser realizado por estas pessoas que de alguma forma violaram os direitos humanos de pessoas íntegras e que dedicam seu tempo a trabalhar e sobreviver de maneira digna. Veja o caso das estradas completamente destruídas, esburacadas, deveria ser aproveitada a mão de obra ociosa em presídios. Mas sem redução de pena, sem benefícios.
Quando paramos para pensar e notamos que o motivo principal para tanta violência, terror, crimes e inocentes pagando simplesmente por estarem no lugar errado e na hora errada é o tráfico e consumo de drogas, é que vemos que somos uma espécie que cria mecanismos cada vez piores para sua autodestruição. Está tudo ligado. O consumo abastece este terror, paga a gasolina que é jogada em um ônibus cheio de trabalhadores voltando de mais um dia de trabalho.
É como consumir um refrigerante comum. A compra contínua deste refrigerante vai nutrir a vida dos proprietários das fábricas. No caso das drogas, o consumo nutri a vida dos donos das “fábricas”.
Penso que se você produz o que consome, não há problemas que possam ser estendidos para outras pessoas de maneira tão destrutiva e malévola. Mas o que vem de bocas, do tráfico, abastece vidas de terror, crimes hediondos. A violência amedronta, espanta e cala. Sei que este meu texto põe medo em muita gente. Pensamos em represálias. Mas devemos nos calar e vermos nossos filhos morrer, sucumbirem neste mundo de falso poder absoluto? Podemos não ter filhos hoje, mas e amanhã? Temos sobrinhos, irmãos, vizinhos, amigos, etc.
Para muitos traficantes e demais marginais estarem presos é mais seguro estarem em um presídio, de onde controlam seus “negócios”, suas “fábricas”, sem correrem o risco de levarem uma bala na cara em uma busca da polícia. A entrada de celulares, advogados corruptos, parentes coniventes, armas, serras, etc. é algo que ocorre nos bigodes de carcerários, diretores e demais responsáveis pela “segurança” nos presídios e delegacias.
Estou falando alguma novidade aqui?
Mas pense duas vezes, reflita quando pensar em comprar um baseado numa boca de fumo. Pense para onde vai seu dinheiro. Se a desculpa for a falta de emprego, pense nas várias pessoas que não têm nem os braços e que trabalham de forma honesta.

Nenhum comentário: