Pages

domingo, 19 de dezembro de 2010

Depois de 83 nada mais foi igual


Poucas pessoas lembram como as coisas no Brasil eram até a vinda do KISS em 1983. Poucas grandes atrações haviam se apresentado em terras brasileiras até então, e as estruturas de certa forma precárias. Sem contar a repercussão.
As vindas de nomes como Paul MacCartney, Alice Cooper e Frank Sinatra passaram quase que desapercebidas se levarmos em conta a avalanche causada pela vinda dos mascarados de Nova York. Lembro que haviam propagandas da vinda da banda ao Brasil até naquelas placas laterais dos estádios Maracanã, Mineirão e Morumbi. Propagandas na TV, nos jornais, revistas de todos segmentos. I Love It Loud era tema de propaganda até de casas de frutas e legumes. I Still Love You rolava na boa em festinhas de colégio e quando chegava na parte mais pesada os casais se separavam e muita gente começava a imitar o Gene e cia.
Com a vinda do KISS ao Brasil iniciou-se esta era que todos estamos vivendo que é a fase do nosso país incluído nas rotas das grandes bandas mundiais. Acredito até que se não fosse a experiência de fazer algo tão montruoso talvez não tivesse ocorrido o Rock In Rio em 85 e demais festivais, como Hollywood Rock, Mosters Of Rock, Free Jazz Festival e agora Live ‘N’ Louder. Não é papo de fã abelhudo, não.
Tudo no Brasil mudou depois daquele ano. Lembro das camisetas com todo tipo de estampas tanto do KISS como de outras bandas e estilos. Tinha uma que era campeã de vendas junto com a da capa do Destroyer e o logotipo grande embaixo dos quatro, que era uma estampa de um leão pulando em nossa direção. Quase todo mundo tinha esta estampa. O que vemos atualmente com Rebelde, no passado com Menudo, em 83 foi com o KISS. Com uma grande e significativa diferença: a música. O KISS trouxe ao Brasil a capacidade de fazer eventos gigantes. Os produtores responsáveis aprenderam muito com tudo aquilo. Foi um verdadeiro laboratório para todo mundo.
Diferente do que vemos hoje com os grupinhos infanto-juvenis de efeito efêmero e de conteúdo descartável, o KISS em 83 foi um divisor de águas, muitas bandas começaram suas carreiras ou as orientaram melhor depois de então. Muita gente que toca até hoje em grandes bandas no Brasil e fora dele são filhos desta fase, e me incluo. Até movimentos relativamente nada a ver, como o Punk tomaram notoriedade em programas de TV, que antes simplesmente ignorava todo este mundo e opções, simplesmente renegava. Surgiram os programas de rádio especializados em Rock, como os vários Comando Metal espalhados por várias cidades.
Com tudo isso ressalto a importância de tal acontecimento para o Brasil, não só no contexto de Rock ‘N” Roll, mas empresarial, marketing, comercial, musical, design, etc. Agradeço aos responsáveis na época pela iniciativa que, mesmo sem terem nem a menor noção, fizeram uma revolução no país, deixando até nos corações dos membros da banda a forte lembrança daqueles três shows.

Nenhum comentário: