Pages

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Os Maiores Sim! Sempre e para Sempre!


Acho que não conheço banda para sofrido tanto com a crítica como a banda KISS. Desde seu início sendo acusada de clichê, sem criatividade, ofensiva, barulhenta, brega, e por aí vai.
Ser crítico é muito fácil. Sentado, sem criar nada, sem gerar nada, apenas escrevendo, tudo é muito mais cômodo.
Já li e vi em vídeo várias vezes os membros fundadores da banda assumirem que nunca tiveram a menor intenção de serem inovadores, de criarem algum estilo novo. Sempre assumiram influências nas maquiagens de nomes da época de seu surgimento como “New York Dools”, “Alice Cooper” e “Gary Glitter”. Nunca esconderam isso. Não foi nenhum crítico de plantão que fuçou isso em algum lugar e jogou na mídia.
Quem diz que o KISS é brega e curte New York Dools e Alice Cooper, não sabe o que diz e nem o que curte ou não curte.
A música do KISS não foi criada para ser inovadora. O próprio Gene Simmons declarou que a banda fazia um Rock And Roll, na linha Beatles mais estridente, mais pesado, com guitarras mais Heavy Metal.
Mas o que é inovador no mundo? Já diz um ditado que nada se cria, tudo se modifica.
E Gene Simmons e Paul Stanley souberam com maestria modificar o Rock da época.
Acho engraçado ouvir pessoas que se dizem entendidas de música menosprezarem o KISS. Como não foram nada no mundo do Rock, como já ouvi algumas pessoas afirmarem com tamanha veemência e total falta de conhecimento?
É irônico que uma banda que não representou nada no mundo da música tenha influenciado pessoas como Eddie Van Hallen, Dimmi Bag Danrel, Kurt Cobain, Kirk Hammet, Chuck Schuldiner, e a lista é extensa.
Para quem não sabe, o KISS foi a primeira banda a usar o nome da banda nos fundos do palco, acima da bateria. Foi a primeira banda a utilizar o sistema de transmissão via sinal, abrindo mão dos enormes cabos que ligavam os instrumentos aos amplificadores. Tudo o que se tem hoje de mega eventos, mega palcos, pirotecnia, iluminação exuberante, é tudo fruto da imaginação e concretização do KISS.

KISS é o maior arrecadador de discos de ouro nos Estados Unidos. O hino do Rock And Roll é “Rock ‘n Roll All Night”. KISS é a banda mais fotografada até hoje. O recorde de público em um show de um artista ainda é do show no Maracanã, em 1983. As performances de Gene são a fonte de todas as caras e trejeitos das banda de Black Metal. Por isso que sempre defendi que Gene é o pai do Black Metal. O próprio Quorton, do Bathory, era fã de KISS. Tem até o cara do Immortal que declarou uma vez que cuspia fogo mais alto que Gene... apenas mais um fã.
Hoje vemos os enormes palcos e a estrutura majestosa e perfeitamente linda dos shows do Pink Floyd, e poucas pessoas sabem que eles apenas estão copiando o que o KISS iniciou. Ou era comum em meados dos anos 80 colocar um tanque de guerra num palco como base para uma bateria gigante?
Gene Simmons foi comparado a gênios como Albert Eistein e Sigmound Freud. O cara é um gênio do marketing, do empresariado, da finanças. Pelo que me consta foi ele quem criou o chamamos de “Press-Release”, um histórico, um resumo de algo que pretendemos apresentar, vender, etc.
Não são inovadores, então...
Não são inovadores, mas antes deles ninguém fez tanto. E depois todo mundo copiou.
Veja os bonecos, canecas, e todo tipo de coisas com o nome das bandas que todo mundo lança e põe à venda. Os Beatles já faziam isso, mas quem popularizou?
A música do KISS é simples. Quem conhece o “Wicked Lester” sabe que o som daquela banda, que foi o embrião do KISS, era mais trampado, com elementos de percussão e toques mais progressivos até.
Dizer que simplicidade é sinônimo de ser ruim então o Ramones é horroroso. E não é verdade, o Ramones é muito bom.
Enfim fico sim revoltado com a falta de respeito com a maior banda do mundo na minha opinião. Vejo certos programelhos de TV, ditos de música, não darem o respaldo que a banda merece. Leio matérias ridículas de críticos de viseira que só vêem o KISS como uma banda financeira, esquecem sua importância para o mundo da música e que esta influência se espalhou para o mundo dos negócios, marketing, design, etc.
Bem, “We Want KISS!!!

Um comentário:

Emerson Soares disse...

Oi meu irmãozinho!
Dei uma visitada nessa materia e ela me ajudou no post dessa semana do meu blog!
Visita lá!
To te seguindo!
Abraço!
http://www.ativadiscos.blogspot.com/