Pages

quinta-feira, 8 de julho de 2010

LUTA OU RECONHECIMENTO??

Esse é um assunto intrigante e que martela na rodas de bate-papo por todos os lugares em que vamos, que é o famigerado “Racismo”. Só que pretendo abordar uma visão um pouco diferente e que sempre me deixou pensativo e com os comentários de quem sempre está questionando os comportamentos humanos, justamente por ser humano.
Temos visto em programas de televisão e em revistas concursos da mais bela negra ou do mais belo negro. São concursos exclusivos a negros, ou seja, branco não participa, pode entrar pra assistir, fotografar e etc., mas concorrer nunca! Não seria esta uma maneira de segregação, de exclusão? Não seria uma confirmação de que nos concursos “normais” os negros não têm nenhuma chance? Porque não se candidatar e concorrer em concursos que elejam a pessoa mais bonita dentre todas as raças e cores? Afinal, somos todos uma humanidade só, somos todos designados, perante a biologia como homo sapiens!
Por outro lado, não posso deixar de esclarecer que acho todos estes concursos de beleza uma tremenda besteira, onde não se prova nada e só elege quem pagou a inscrição. E as tantas pessoas anônimas que conhecemos ou não que mexem com nossa libido? Tem tanta gente linda que não participa destes concursos e nem sobem nos palcos e passarelas destes concursos!
Já ouvi alguém me dizer que este tipo de atitude é o chamado “racismo de retorno”, que nada mais é que um troco dos negros para o racismo desprendido pelos brancos por toda a historia. Mas, espera aí, o que se fala tanto não é de igualdade, de que não há diferença de cor quando se fala em capacidade e reconhecimento? Como pode se querer igualdade se separando e evitando as pessoas que não são iguais a agente em algum detalhe que seja?
Falando em capacidade, me vem à memória esta onda de “vagas” nas universidades e concursos públicos. Todo mundo já viu este assunto nos jornais e revistas. Mais uma vez vejo estas vagas como uma comprovação da incapacidade destas pessoas que se dizem inferiorizadas pela sociedade. O problema é que quando se fala em sociedade se esquece de que quem fala também está inserido nesta mesma sociedade e por conseqüência compõe os valores que a geram.
Ora, pense comigo, se me sinto inferiorizado tenho mais é que provar minha capacidade, me desdobrar para conseguir me igualar aos que estão num nível acima que eu, não ficar gritando por benefícios que me favorecem e que me elevam ao nível em que os mais capacitados se encontram. Isso é só uma maneira de provar que se não for assim estas pessoas não alcançam lugares mais altos no convívio humano. Conheço tanta gente de cor que tem cargos elevados e que subiram por méritos, por merecerem estar onde estão e não por favorecimentos pela sua cor. Por outro lado vejo tanto branco parecer uma porta de tão burro e viver na mais repugnante situação em que uma pessoa pode viver, e que reflete claramente sua falta de qualquer intelecto, por menor que seja.
Designar vagas para negros, índios, etc., nada mais é que uma forma de demonstrar pena por estas pessoas, que, sem dúvida nenhuma, tem a mesma condição que os demais, a mesma capacidade para alcançar o que almejam, basta se interessarem, se dedicarem e mostrarem que podem.
Não sou de forma alguma racista, muito pelo contrário, sou conhecido por uma cara que luta e divulga o pensamento anti-racista, anti-nazi e estas escórias que poluem o convívio humano. Apenas acredito que só deve subir ao pódio aquele que realmente venceu e não o que foi colocado lá. O que adianta alguém entrar na faculdade por uma destas vagas e depois que estiver cursando não ter preparo suficiente para seguir o curso?
Voltando ao assunto dos concursos de beleza, das revistas exclusivas, dos sites e tudo mais referente apenas às pessoas de cor negra... já percebeu que quando aparece uma propaganda ao menos em que não tem pessoas negras logo alguém protesta que é discriminação, preconceito, racismo e etc.? Me pergunto porque que se pode haver revistas, programas, concursos só com pessoas negras e não é permitido o mesmo com pessoas brancas. Já pensou o “bá-fá-fá” que ia dar se fizessem um concurso de “O mais belo branco e a mais bela branca do Brasil”? Caraca! Ia ser tanto processo por racismo, segregação.....!!!!
Enfim, fico esperando pelo dia em que todas estas besteiras se findem, que não haja mais todas estas separações, que todos se vejam de igual pra igual, que todos concorram pela plena condição sem benefícios, que se prove o melhor, o mais bonito, ou o pior e mais feio, mas por merecer. Espero pelo dia em que haja o respeito pleno, que as pessoas evoluam na sua forma de pensar e percebam que todos precisamos de todos, que fazemos parte de um todo, de uma única e caótica sociedade, pois sem o respeito o caos e certo.

Nenhum comentário: