Pages

terça-feira, 11 de outubro de 2011

CUIDADOS PÓS TATTOO


Até agora, nunca quis escrever sobre quais são os cuidados pós-tatuagem aqui no blog por ter percebido, nesses mais de oito anos de profissão e mais de 6 mil tattoos feitas, o quanto isso muda de tatuador para tatuador. Confesso que a quantidade de informação das mais diversas possíveis me atrapalhou muito no início, o que me obrigou a ir atrás de conteúdos teóricos e práticos sobre o tema, além de muita troca de informação com outros colegas de profissão.

Porém, devida a escassez de bons textos sobre o tema na internet ou mesmo em revistas especializadas, depois de bastante estudo e pesquisas teóricas e práticas sobre o tema, resolvi dar minha colaboração sobre como devem ser os cuidados pós-tatuagem que um recém tatuado deve ter.

Inicialmente, duas premissas devem ser entendidas: Primeira: Uma tatuagem é uma ferida. Ainda que superficial, ela é uma ferida. Sua pele foi furada, inúmeras vezes, para que a tinta fosse deixada sob a pele.
Segunda: A tendência de um organismo recém tatuado é de eliminar o máximo de tinta que ele puder. Quando você acaba de fazer uma tatuagem, para seu corpo nunca houve tinta ali, toda essa tinta aplicada é um corpo estranho para seu organismo. O que ele vai tentar fazer então é eliminar essa tinta. Pois bem, se sua tatuagem é uma ferida e se a tendência do seu organismo é eliminar o máximo de tinta que ele puder, é óbvio que quanto melhor você cuidar de sua cicatrização, menos tinta perderá, mais bonita sua tattoo ficará.Outro ponto relevante é entender qual é a verdadeira cicatrização de uma tatuagem. Uma tatuagem estará totalmente cicatrizada quando crescer sobre ela uma fina camada de pele. Isso leva cerca de dois meses, variando minimamente de organismo a organismo. Daí a máxima de que quanto mais branca for a pele do tatuado, mais fina e transparente será essa pele, mais visível ficará sua tatuagem. Cabe aqui a ressalva de que muitas vezes as pessoas mais morenas pensam que sua tatuagem não foi bem feita, pois no começo ela estava muito mais nítida do que pouco tempo depois.
Acontece que cresceu essa pele, que é da cicatrização correta, e ela não sendo tão transparente quanto as mais brancas a pessoa pensa até em retocar sua tatuagem para que ela fique mais nítida. Acontece que assim que a pele crescer novamente ela já não ficará tão nítida novamente.Vamos aos cuidados então?Assim que você sai do estúdio do seu tatuador, você estará usando um plástico film para proteção se sua tatuagem. A tatuagem eliminará um pouco de água e sangue nos primeiros 30 minutos - tempo aproximado que leva para sumir o vermelho da pele em volta da tatuagem e parte do inchaço – por isso deve-se trocar o primeiro curativo uma hora após o fim da tatuagem.Antes dessa primeira troca do curativo deve-se limpar a tatuagem. Nunca use sabonete em barra nem líquido para limpá-la. Esses produtos contêm sal e sendo uma tatuagem uma ferida não se pode aplicar sal em feridas, pois isso atrasa demais a cicatrização. Limpe-a apenas com um algodão ou uma gaze molhada, sem esfregá-la.
Levemente remova o excesso de sangue e pomada.Feito isso, o próximo passo é aplicar uma nova camada de pomada que deve ser a rica em vitamina B5, forte composto cicatrizante. A melhor pomada vendida no Brasil para esse tipo de cicatrização é a BEPANTOL BABY®. Tenha cuidado! Há pouco tempo vêm sendo vendidas genéricas da Bepantol®, como Dexpantenol, Bepantriz ou Epitegel. Elas não estão com a mesma qualidade da original e têm causado certa alergia nas pessoas. É bem verdade que custam cerca de R$ 2 a menos, mas elas não têm atingido as expectativas de quem as usa. Aplique a pomada sem esfregá-la.
Massageando-a levemente sobre a pele. O passo seguinte é a recolocação do plástico film. O plástico film é aquele plástico, comprado em rolo no mercado, também usado em alimentos e sanduíches naturais. Pode usá-lo sem medo nenhum. Ele é rigorosamente higienizado. O plástico tem que ser usado durante três dias, sendo trocado também três vezes ao dia. Isso impedirá o acesso de bactérias à sua tatuagem e evitará que se formem cascas nela durante sua cicatrização. As cascas, embora muitos as achem necessárias, ao começar a cair e por não cair toda de uma vez e sim aos pedaços, cada pedaço que sai ou que se arranca, sai com uma quantidade de tinta. Por isso ficar puxando-as afetará o resultado final da sua tatuagem, deixando falhas e possíveis feridas que cicatrizarão de maneira desigual do restante da pele.É importante lembrar que o plástico deve ser usado nos três primeiros dias de cicatrização 24 horas ao dia. Para dormir, para namorar, para tomar banho, para tudo... O tempo todo! Aí você pode pensar “mas o fato de eu usá-lo durante o banho não vai impedir de molhar a tatuagem”, impedir não, mas ameniza bem o efeito da água, do sabonete, xampus, óleos de banho... Mesmo com o plástico você perceberá a eliminação de tinta pelo seu organismo. Seu corpo consegue eliminar um pequeno excesso de tinta nos dois ou três primeiros dias. Você perceberá um pouco de tinta nos plásticos e pequenos pedaços de uma pele bem fina e superficial também saindo com tinta. Isso é perfeitamente normal. Se o local onde você fez a tatuagem não dá para enrolar o plástico como dá pra se fazer nos antebraços, braços, tornozelos ou panturrilhas, você deve ter uma fita adesiva para prender esse plástico, senão ele irá cair o dia todo.
Se você optar pelo esparadrapo use o Micropore®, aquele cirúrgico e antialérgico. Os demais deixam muita cola na sua pele e, ao longo de várias trocas durante três dias seguidos, isso poderá lhe causar incômodo e coceira além de deixar um aspecto de sujeira em volta da sua tatuagem. O mais recomendado é a fita adesiva de bebê, usada pelas mães para fixação das fraldas. Ela é vendida em qualquer farmácia e tem um custo bem acessível e menor que o esparadrapo, além de ser antialérgica e específica para a pele.
É Importante a ressalva de que não há nada mais chato que usar esse plástico sobre a pomada durante três dias, porém nada é mais importante que isso para garantir a beleza da sua tatuagem. Pense sempre que esse é um processo de cicatrização e que ele leva tempo e exige dedicação. Após os três primeiros dias, ou seja, após o plástico, deve-se continuar com a pomada por mais 15 dias, no mínimo três vezes ao dia.
Nessa fase, ao se aplicar a pomada, deve-se massagear levemente a tatuagem, pois como ela está sem a proteção do plástico, a pomada deve ser absorvida pela pele, para que não seja rapidamente retirada de cima da tatuagem por roupas ou esbarrões. É bom observar sempre a tatuagem e, ao perceber que ela está muito seca ou secando, hidratá-la novamente com mais uma camada de pomada. Uma coisa bem comum após o período do plástico é a região da tatuagem e ela mesma começarem a coçar. E como coça! Muito. A coceira é típica da cicatrização.
Não se assuste, porém não a coce de maneira alguma. Nem ela, nem ao lado dela ou mesmo por cima da roupa. Começou a sentir coceira, passe uma fina camada de pomada, massageando-a levemente. A pomada tem um analgésico tópico que elimina essa sensação de coceira.Após esses 15 dias de pomada sua tatuagem já estará quase pronta. Por que quase? Sua cicatrização em definitivo leva - completos - dois meses. Mesmo que ao olho ela já esteja como você queria, não significa que ela já esteja realmente cicatrizada. Esse processo leva tempo. É claro que a exatidão desse tempo vai variar de organismo a organismo. Porém, a cicatrização é algo um pouco mais complexo que isso. Depende de fatores externos a tatuagem em si. Fatores como stress, sono, alimentação, influenciam no tempo de cicatrização. Cabe aqui a lembrança de que cada ser humano é um indivíduo, ou seja, isso varia de organismo a organismo, mas uma coisa é certa: sua pele não leva menos de dois meses para cicatrizar por completo sua tatuagem.Fatores como alimentação vão influenciar diretamente no resultado final de sua tatuagem. Ora, se dissemos anteriormente que a tendência do seu organismo é expelir e eliminar a tinta de seu corpo, quanto mais tempo levar para cicatrizar sua tatuagem, mais tinta será eliminada. Fundamental para isso é o tratamento recebido nos primeiros dias. Existem alimentos que atrapalham e atrasam a cicatrização e esses devem ser fielmente evitados.
Quais são esses alimentos? Esses alimentos são:
• Carne de porco e seus derivados como bacon, presunto, alguns tipos de lingüiças e comidas preparadas com carne de porco como feijoadas ou bistecas;
• Pimentas, líquidas, em pedaço, brancas, em molho ou mesmo do reino;
• Chocolate e seus derivados como achocolatados do tipo Nescau®, Toddy®, bolos, sorvetes, bolachas recheadas, bombons, trufas, ou seja, tudo que tem chocolate em sua composição;
• Ovos, sejam fritos ou cozidos. Ah! Cabe aqui a lembrança de que a maionese possui muitos ovos batidos em sua composição, então deve ser evitada;
• Camarão e seus deliciosos pratos. Esses alimentos devem ser evitados por sete dias a contar da hora em que sua tatuagem foi feita. Sete dias sem esses alimentos não mata ninguém. Basta um pouco de força de vontade, dedicação e entendimento do por que está se fazendo isso. Ora, a tatuagem profissional custa caro e dói relativamente pra ser feita, não custa nada cuidar de sua cicatrização por um tempo até que pequeno em se considerando que ela irá contigo pro resto de sua vida e além... Outros fatores também influenciam no resultado final de sua tatuagem, ou seja, também atrapalham sua cicatrização e – com isso – fazer com que se perca mais tinta do que se deseja. Esses fatores são sol, praia, mar, piscina, rio, cachoeiras e sauna devem ser rigorosamente evitadas pelos primeiros 60 dias pós-tatuagem.
• O sol. Você pode tomar sol no corpo inteiro, só não pode tomar sol sobre a tatuagem. Ou seja, caso você tenha alguma patologia psíquica ou física que não lhe permite ficar ausente ao sol por nenhum dia, cubra perfeitamente sua tatuagem para que ela não seja exposta ao sol de maneira alguma. É bom lembrar que o sol que atrapalha a cicatrização é o sol em excesso. Caso você tenha que sair rapidamente à rua para alguma atividade, esse sol não atrapalha. Desde que seja rápida. Após esses 60 dias, ao se saber que se tomará sol em demasia, aplique bloqueadores solares dos fatores 50 ou 60 sobre sua tatuagem. Caso você se bronzeie sem cuidado algum após esses 60 dais, você estará bronzeando a pele que cresceu sobre sua tatuagem, e não a tatuagem em si. Assim que o bronzeado sair, seu desenho voltará com a mesma intensidade. Porém antes dos 60 dias não faça isso, nem com bloqueador, nem com nada.
• As águas. Sejam de piscina, mares, rios, cachoeiras, do que forem, devem ser rigorosamente evitadas devido à sujeira dessas águas. Em caso de piscinas, ao contrário do que se pensa, não é somente o cloro que atrapalha, mas as urinas e colifórmios fecais presentes na água. No mar, além dessas mesmas sujeiras ainda se tem o sal para piorar.
• As saunas. A sauna também atrapalha a cicatrização de um ferimento pela exposição excessiva ao calor e a umidade, além da alta temperatura. Na primeira semana após se ter feito uma tatuagem deve-se evitar também banhos muito quentes e demorados além de roupas e calçados muito apertados sobre a tatuagem. Após todo o período de cicatrização, ou seja, após os dois meses, você pode aplicar constantemente cremes hidratantes sobre a tatuagem. Isso ajudará a manter a pele que cresceu sobre ela sempre hidratada e, conseqüentemente, sua tatuagem mais bonita e vistosa. Passado esse período, uma vez por mês, pode-se estar lavando-a com uma macia bucha ou cremes esfoliantes para que sejam retiradas as células mortas que pairam sobre a pele. No mais, é só começar a pensar na sua próxima tatuagem, afinal, como dizem, tatuagem é mais fazer a primeira. Depois, você sempre achará algum desenho para colocar em algum lugar...
Uma boa cicatrização só depende de você. Siga os procedimentos com rigor visando um melhor resultado final, afinal ela é para sempre. Os cuidados dependem exclusivamente de você e não adianta culpar o tatuador caso algo saia errado nesta fase. Nós só acompanhamos os clientes enquanto eles estão em nossos estúdios. Depois disso, se ele quer cuidar ou não da cicatrização, não depende de nós. Caso você não siga os procedimentos e queira culpar alguém, dê uma corrida até o espelho e lá desabafe bastante.
Mais informação sobre sua cicatrização nos textos:
Biologia da Tatuagem. Link: http://oblogdozen.blogspot.com/search?q=biologia

BANDAGEM: Garantindo a Beleza da Tattoo. Link: http://oblogdozen.blogspot.com/search?q=bandagem

11 comentários:

Fê. disse...

Muito bom!

Unknown disse...

bom dia !
ai eu te pergunto:
se queremos que a tinta fique em nossa pele , porque usariamos uma pomada que teria a função de remove-las dalí ?
eu não passo pomada nas minha tattoo

Unknown disse...

A pomada não é pra remover a tinta, é sim pra hidratar o local, evitando o ressecamento.. é também pra ajudar na cicatrização.

Mary Plu disse...

obrigada pela dica..minha primeira tattoo foi pequena então nem saiu tinta cicatrizou mto rapido..essa segunda to sofrendo..alem do incomodo, ardencia, e o lugar eh dificil de cuidar sozinha..mas esse texto ajudou mto! pq o tatuador passa aquela dica basica mas eh melhor ter tudo explicadinho no caso de duvida neh? valeu mesmo..e quando sai tinta eh aterrorizante...parece ate q nao vai ficar nada na tattoo lol

bjus

Unknown disse...

ontem fiz minha primeira tatuagem, e estou com a pele bem bronzeada. assim que eu clarear novamente as cores da tatuagem ficaram vibrantes ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tenho uma dúvida, fazem 10 dias que fiz uma tatto na costas e "aparentemente" ela está bem cicatrizada. Eu já poderia fazer bronzeamento artificial? Abraço, grata.

Unknown disse...

Ovo ,camarão , carne de porco atrapalham a cicatrização?? Um pouco de estudo não mata ninguém. . Pura mentira e ignorância. . Não existe qualquer prova científica dessa balela

Unknown disse...

Muito bom o artigo. Realmente 02 meses é muito pouco próximo da dor que sentimos rssss! Vale a pena esperar um pouco!!!

natalia disse...

oi , fiz A MINHA TEM 10 DIAS SERA QUE POSSO IR A PRAIA ??

Unknown disse...

Muito bom!
Obrigado!