Pages

quarta-feira, 8 de abril de 2015


Entrevista exclusiva com a banda mineira Certo Porcos!, através de seu guitarrista e vocalista Rodrigo. Com um grande histórico na cena do Metal de Minas Gerais e até mundial, Rodrigo nos conta detalhes de seu novo trabalho, e revela em primeira mão o próximo lançamento, um split 10" com a belga Agathocles.

1 – Quando surgiu a Certo Porcos!?
Rodrigo - Na verdade somos amigos de longa data e nos conhecemos desde a infância/adolescência... os caras já tocavam juntos há tempos e quando foi em 2009 comecei a tocar guitarra com eles, primeiramente só covers de Olho Seco, Ratos de Porão, Discharge, Spermbirds, depois começamos a compor também. Era como uma pelada de fim de semana, nos reuníamos pra tocar e beber, então a banda foi tomando forma e em 2011 começamos a tocar ao vivo e a gravar. A brincadeira ficou séria e desde então estamos aí tocando e produzindo música barulhenta.
2 – Porque este nome?
Rodrigo - Tentamos alguns nomes como AK-47 e Necrochorume mas já haviam bandas homônimas então colocamos Certo Porcos que é uma expressão que falamos entre nós, não tem significado específico e com certeza não tem ninguém com essa porra de nome!!!
3 – Os membros da Certo Porcos! tocam ou tocaram em outras bandas e quais?
Rodrigo - Minha trajetória começou em 84 com o Holocausto, primeiro como vocalista na demo Massacre em 85, na coletânea Warfare Noise em 86 e no LP Campo de Extermínio em 87, depois como baterista nos discos seguintes: Blocked Minds 88, Negatives 91 e Tozago as Deismno em 94. Em 95 encerramos as atividades e entre 96 e 2006 toquei no pexbaA, uma banda de antimúsica onde gravei 3 albuns, pexbaA I, pexbaA II e rique te pexbaA kita moo. Em 2006 remontei o Holocausto, gravei o álbum De Volta ao Front como baterista e vocalista. Então em 2009 o Holocausto parou novamente. Nessa época entrei para o Impurity onde participei da regravação da demo de 89, The Impurity Temple em 2010, o álbum Bonfim Moritvri Mortivis em 2011 e o split In the Blood em 2012. Em 2009 comecei a tocar guitarra com o Certo Porcos e gravamos uma demo em 2011, a coletânea BH Chaos em 2013 e o full-lenght (Ódio)666 em 2014. Tenho outro projeto de Raw Black Metal, com um amigo de Berlim chamado GGUW - Gegen Gravitation und Willensfreiheit (Contra a Gravidade e o Livre Arbítrio) lançamos um ep em 2011. Também participo como suporte bass nos shows do Bode Preto do Piauí. O Psycho Zé chegou a tocar ao vivo com o Impurity e o Lélio Metralha tocou com o Sepulchral Voice na década de 90 e está remontando a banda no momento.
4 – Como foram as gravações do CD “Ódio 666”? Onde gravaram o mesmo?
Rodrigo - Gravamos no estúdio Engenho em BH, do Andrevil “Cabelo”, guitarrista do Chakal e foi muito bom o trabalho com ele, pois o Cabelo além de ser um ótimo engenheiro de som, sabe muito bem como captar e tirar o som que voce deseja... isso é primordial quando o tempo é escasso, além do estúdio nos dar todo suporte necessário pra nos expressarmos da melhor maneira possível. Ficou foda a gravação, estamos muito satisfeitos com o resultado final.
5 – Fale-nos sobre o contrato com a Cogumelo Records.
Rodrigo - Trabalho com a Cogumelo há quase 30 anos e foi bem tranquilo o contrato com a gravadora. Tínhamos a possibilidade de lançar o cd em conjunto com outras gravadoras/distros ou totalmente independente mas achamos que através da Cogumelo, pela sua relevância e importância seria ótimo pra banda e tem sido muito boa a parceria até aqui.
6 – Como está a repercussão do CD e sua distribuição no Brasil e mundo?
Rodrigo - Ainda é cedo pra falar, mas o feedback que estamos tendo até o momento é o melhor possível. Sabemos das dificuldades do mercado, mas não temos a preocupação com a urgência. Vamos seguindo como bons mineiros, comendo pelas beiradas...
 7 – Como está a agenda de shows da banda? Tem planos de saírem em viagem pelo Brasil e até pelo mundo afora?
Rodrigo - Há uma dificuldade em tocar em BH, pois o circuito é pequeno e a maioria das casas de shows só abrem pra bandas cover, mas temos alguns shows programados na cidade. Esperamos conseguir tocar em outros lugares também divulgando nosso disco.
8 – Estão em trabalho para mais algum lançamento ou ainda estão na “ressaca” de Ódio 666?
Rodrigo - Novas composições estão sendo feitas, sou um cara atormentado, sonho com música e tenho que produzir pra poder continuar respirando... estamos trabalhando no momento na produção de um Split com o Agathocles para o segundo semestre desse ano... vai ser brutal!!!
9 – Qual o estilo que assumem e suas influências pessoais dentro da banda?
Rodrigo - Não nos prendemos a rótulos e estilos mas gostamos de vários tipos de música como rock, metal, punk, hardcore, crust, grind, além de música clássica e de vanguarda.
10 – Como você encara o cenário atual da música pesada em comparação com o de alguns anos atrás?
Rodrigo - Venho de um tempo onde não havia tanta fragmentação de estilos e consequentemente de público como hoje, vivemos numa ditadura da música pesada onde pastores vendem uma ideia de verdade absoluta e de fundamentalismo musical. Às vezes pode ser encarada como cena mesmo, teatral... muita pompa e pouca atitude. Na verdade estamos pouco nos fodendo pra esses tipos.

11- Como a Certos Porcos! se situa neste atual quadro? Notam algum tipo de dificuldades e também benefícios?
Rodrigo - É muito difícil por um lado justamente por essa fragmentação e radicalismo mas por outro lado as novas ferramentas possibilitam facilidade de produzir e propagar nossas músicas.
12 – Deixe uma última declaração, por favor!
Rodrigo - A mente é a maior das prisões. Então num mundo onde já nascemos escravos é muito importante não nos deixarmos acorrentar por preconceitos e falsas verdades!!!
Vida longa e liberdade!!!