Pages

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O poder de uma palavra

Quem dera uma boa parte das pessoas aprendessem o sentido da palavra Respeito. Quem dera boa parte da população mundial entendesse o valor desse sentimento. Saber entender as diferenças existentes justamente nessa humanidade é um passo muito importante para viver melhor consigo mesmo e consequentemente com os demais. Respeitar é saber os próprios limites e não se aborrecer ou estressar quando algo não está conforme os seus pensamentos e parâmetros pessoais, pois cada pessoa recebeu uma forma de criação familiar, social e assim seu universo pessoal foi se formando, cada um à sua maneira individual.
O individual, eis mais um detalhe a se destacar. Mesmo na coletividade, cada indivíduo pensa por si, sozinho. Toma suas decisões mediante suas necessidades e anseios, indiferente das outras pessoas que o rodeiam. É como um jogo de futebol, só para exemplificar. Um jogador faz parte de um time, de um coletivo, mas suas jogadas são ditadas por ele, mesmo que siga um esquema tático pré-determinado pelo treinador.

A diversidade existente na humanidade é tamanha que há momentos em que não parecemos uma espécie apenas, mas um universo de possibilidades e opções de se ser. E essa individualidade, essa opção pessoal é única. Sendo assim, respeitar a maneira de ser do outro, é plantar uma semente para que colha o respeito alheio para si mesmo, afinal, quem desrespeita, planta desrespeito e colherá o mesmo fruto.
As pessoas que sabem administrar as diferenças das outras pessoas mediante as suas próprias vive muito melhor, é mais paciente e consegue conviver melhor no contexto social. É quem pensa que mesmo que o outro não siga os mesmos pensamentos, gostos e caminhos, o que importa é que sejamos todos felizes como somos e queremos ser.
Bem, espero que você que leu esse texto, mesmo que discorde de algo aqui escrito, ao menos saiba respeitar o ponto de vista aqui posto em pauta.

Fim de ano, ano novo



O que podemos mudar em nossas vidas em um ano? Se pararmos para refletir nesse período, e começarmos a enumerar, notaremos que fazemos tantas coisas e vamos a tantos lugares, que se compararmos com ano anterior, parecerá que estamos vivendo outra vida.
Sim, esse pensamento não cabe a todos, sei disso. Há pessoas que seguem suas rotinas infindáveis, e mesmo assim se sentem bem e acomodados. Mas há os que buscam sempre novos caminhos, novos horizontes, novas parcerias e novos rumos às suas vidas.
E essa é a época do ano em que muitas pessoas param para analisar sobre esses detalhes da vida cotidiana. Para uns a mudança constante é sua maior rotina, pois pensam que a vida passa, os momentos são únicos, as oportunidades não voltam e a vida deve ser vivida como uma grande aventura.

Mas é necessário esperar pela virada de ano para assim implantar mudanças? A data é comemorativa e festiva, mas a vida é de cada um, as esperanças por dias melhores são anseios de cada individuo. É como diz o ditado: cada um sabe onde o cinto lhe aperta. Portanto, o momento é já. É chegada a hora de encerrar círculos viciosos, amizades negativas e buscar o bem viver, aproveitar cada momento, pois eles são sim únicos, e as boas recordações são sempre as melhores.